Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

13/6/2013 - Jundiaí - SP

Pinacoteca completa 5 anos na sexta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, realiza nesta sexta-feira (14), às 18h, evento comemorativo em homenagem aos 5 anos da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. Durante a solenidade, será realizada a doação de 38 importantes obras de diversos artistas, entre eles: Paulo Pt, Milton Turcato, George Rembrandt Gütlich, Augusto Sampaio, Lúcia Netto, entre outros.

A comemoração é aberta ao público e contará com a presença do secretário de Cultura, Tércio Marinho, do diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze, e da curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Valéria Piccoli. Estão programadas ainda uma apresentação musical de Duo Guedes (Antônio Guedes e Claudia Guedes) e uma palestra da curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que irá falar sobre a função cultural do museu.

O acervo da Pinacoteca de Jundiaí é formado por 190 obras entre artes visuais, esculturas, aquarela, monotipia, gravuras e outros. O corpo técnico tem trabalhado através de plano de ação para aumentar o número de visitações com qualidade técnica, através de monitoria especializada para todas as visitas da Pinacoteca (esporádicas agendadas e grupos escolares). “Em breve teremos um profissional a disposição na Pinacoteca e ele irá acompanhar os visitantes por todo o acervo”, destacou o diretor do Museu, Jean Camoleze.

Segundo ele, a Pinacoteca é um espaço fundamental para a interação da população e as manifestações artísticas. “A sociedade precisa conhecer o espaço, utilizá-lo para o aprimoramento cultural e ser apropriado pelo população da cidade.”

Árvore de digitais
Com intuito de marcar a data, será criada uma obra coletiva com a participação de todos os convidados do evento. Haverá uma tela na entrada do evento onde cada participante deixará a digital, registrando a participação neste momento festivo e criando uma árvore de digitais.

O prédio

Com mais de 100 anos, o prédio histórico localizado na Rua Barão de Jundiaí, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi construído para abrigar o Grupo Escolar Siqueira Moraes em 1896 e posteriormente a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot.

Diógenes 

Nascido em Jundiaí, em 1896, Diógenes Duarte Paes foi o maior aquarelista da América do Sul. Dominava vários idiomas, pessoa sensível, com amplo conhecimento cultural e demonstrou vocação para a pintura já na infância.

Seu avô paterno era famoso por fazer pinturas das personalidades e santos religiosos. Seu tio também ficou famoso como pintor e cenógrafo, com as influências familiares. Aos 16 anos, Diógenes pintou o extinto Teatro Rio Branco.

Foi professor de taquigrafia e trabalhou como secretário, mas abandonou o emprego para seguir a carreira artística. Muitos dos quadros dele foram feitos na Praça da República, em São Paulo, ao ar livre, retratando a cidade – quando ficou conhecido como ‘pintor da cidade de São Paulo’. Teve sucesso em exposições de obras que retratam temas folclóricos e costumes de Jundiaí em aquarelas. Faleceu aos 78 anos, em 1974.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.