4/6/2014 - Jundiaí - SP
Em debate realizado nesta segunda-feira (2), dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, os participantes comentaram sobre diversas iniciativas da Prefeitura de Jundiaí que envolvem questões conjuntas de alimentação, saúde e meio ambiente.
“Temos buscado meios para ampliar esses projetos, especialmente no apoio técnico como de análise de solo que oferecemos aos pequenos agricultores”, afirma Sérgio Pompermayer, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.
Também foi citada a criação da OCS Jundiaí Orgânicos, grupo certificado neste ano junto ao Ministério da Agricultura e que tem sua feira nas manhãs de domingo na esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre.
Na Secretaria de Saúde, voltada para o papel dos alimentos no bem-estar, acontecem as chamadas Oficinas da Biomassa (que ensinam, por exemplo, a produção de farinha de banana verde, adicionada a pratos para controlar a glicemia) e as chamadas Oficinas do Sabor (que mostram o resgate do uso de temperos e chás naturais de ervas plantadas em casa).
“Ainda somos um grupo limitado a seis nutricionistas, mas o treinamento dos demais profissionais da rede de saúde e o apoio do setor de práticas integrativas tem ampliado esse alcance”, explica Rita Stringari de Francesco.
Outros participantes do evento apontaram a crescente consciência do papel do setor rural da cidade em valores humanos, em paisagem de contemplação e até mesmo na conservação de mananciais de água, da diversidade biológica e do equilíbrio climático.
“É possível e necessário termos essa política agrícola mais definida e ousada, porque não é inevitável a destruição da agricultura pela especulação imobiliária. Mas é preciso valorizá-la na educação formal ou informal, porque tanto crianças como adultos precisam ser reeducados”, afirma o pesquisador Afonso Peche.
O diretor da Escola Técnica Estadual Benedito Storani (Colégio Agrícola), Eduardo Alvarez, destacou que as parcerias do estabelecimento de ensino com setores da Prefeitura são crescentes.
“Um aumento de uso de orgânicos ou vegetais na cidade pode contar com nosso apoio, inclusive de orientação para uso”, comentou ao abrir uma mesa levada ao intervalo do café do evento, com pães, geleias e chás que uniam origem saudável e sabores de primeira linha.
Durante o evento, os presentes deram dicas aos participantes para ampliar o olhar sobre os temas debatidos. Os links estão abaixo:
José Arnaldo de Oliveira Foto: Cleber de Almeida
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.