24/1/2014 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O cenário de envelhecimento da população em Jundiaí está recebendo um novo programa, já testado numa experiência-piloto realizada entre agosto e dezembro de 2013. O Projeto Piloto de Acolhimento e Valorização do Cuidador do Idoso foi apresentado nesta quinta-feira (23) aos secretários de Saúde, Cláudio Miranda, e de Esportes, Cristiano Lopes, incluindo o uso de seus resultados em adaptação feita por atores da cidade.
Realizado pela Coordenadoria do Idoso e pelo Núcleo Integrado de Saúde (NIS), o trabalho voltado à orientação dos cuidadores de idosos teve ainda a participação da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Comunicação Social. As reuniões em novembro ocorreram no Complexo Argos, em cooperação também da Secretaria de Educação.
“Esse resultado é positivo para implementarmos de forma permanente em todas as unidades da rede de saúde porque vai colaborar com os resultados e a qualidade do atendimento”, afirmou o secretário Cláudio Miranda.
De acordo com a médica reumatologista Maria Elisabeth Tomazini, que coordenou o trabalho ao lado do médico geriatra Marcelo Romano, do educador físico Marcelo Moda e do arte-educador Carlos Pasqualini, os quase 10 mil atendimentos mensais de idosos nas unidades de saúde ou as quase 4 mil consultas no NIS para esse público são prejudicadas sem o apoio aos cuidadores.
“Tem o idoso já mais dependente que vai sozinho e não cumpre o tratamento ou que vai acompanhado por pessoas que não sabem se organizar e também prejudicam a eficácia”, explicou a médica.
Tradução
Mas nada passa mais a mensagem do que a montagem teatral criada pelo projeto. Os atores Uli Vertuan, Marici Nicioli, Joelma Marcolino e Daniel Sommerfield emocionaram ao colocarem situações de despreparo de filhos para lidarem com envelhecimento de pais, de irmãos que buscam a “fuga” de atribuir a tarefa a mulheres ou solteiros e até reações contrárias no trabalho ou na sociedade contra essa responsabilidade.
“É um projeto muito legal e bem adequado para a realidade atual. Queremos colaborar, colocando também as opções que crescem para a terceira idade nos centros esportivos e para os cuidados com a saúde do próprio cuidador ”, comentou o secretário Cristiano Lopes. O diretor de criação da Secretaria de Comunicação Social, Bruno Brescancini, esteve presente para iniciar os estudos de adaptação do roteiro em linguagem de quadrinhos.
Para a coordenadora Cláudia Sartori, a situação dos cuidadores precisa de acolhimento e a parceria com a Secretaria da Saúde, depois ampliada para as pastas de Cultura, Esporte e Educação, é uma das tarefas integradoras de sua pasta. Para ela, a implantação do projeto neste ano vai de encontro a recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
A divulgação do programa, em detalhamento final, deve reforçar as alternativas de atividades integrativas nas unidades de saúde e centros esportivos ou culturais e de lazer em outros espaços públicos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.