Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

29/11/2013 - Jundiaí - SP

Prefeitura prepara 'estrada-parque' na Luiz Sereno, Eloy Chaves




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O projeto da nova estrutura para a avenida Luiz Sereno, no Eloy Chaves, foi apresentado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para o Conselho Gestor da Serra do Japi, que passa a avaliar a proposta em sua câmara técnica. Em sua nova concepção, o trecho entre a avenida Antonio Pincinato e o posto avançado da Guarda Municipal passa a ser concebido como uma “estrada-parque” em termos de paisagismo e circulação.

“O piso usado vai ser permeável, uma diretriz na cidade com o novo Plano de Macrodrenagem em preparação”, explicou o diretor de recursos hídricos da Secretaria de Serviços Públicos, Rodrigo Pereira Batalha.

De acordo com as arquitetas Andrea Lux e Marília Almeida Reis, da Secretaria de Planejamento, a perspectiva para o novo formato desse trecho da avenida que fica dentro do Território de Gestão da Serra do Japi passa a ganhar uma faixa exclusiva para caminhada, no lado direito (da Fazenda Ermida) e outra faixa para ciclovia, no lado esquerdo (da Fazenda do Conde).

“Desenvolvemos uma proposta de paisagismo de forração e também de replantio de espécies nativas no lado oposto à fiação. É uma espécie de paginação, incluindo até pergolados em áreas de descanso, bebedouros e até mesmo um trecho suspenso que precisamos fazer para garantir a acessibilidade de cadeirantes na pista de caminhada”, explicou Andrea.

A presidente do Conselho Gestor da Serra, a também arquiteta Rosana Ferrari, elogiou o trabalho, mas lembrou que o encaminhamento final vai depender da análise técnica. Na mesma reunião, a Prefeitura solicitou aos conselheiros os estudos existentes sobre a sinalização visual do cuidado com a natureza.

De acordo com Marília Reis, o projeto da “estrada-parque” envolve também uma área de academia ao ar livre. As pistas de caminhada e de ciclovia devem ter largura variando entre 2 e 2,5 metros, prevendo uma faixa verde de separação com a avenida, apesar de seu baixo volume de trânsito exigido pela conservação da biodiversidade da Serra do Japi.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.