28/8/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Somente 25% das 79 mil mulheres de Jundiaí com mais de 40 anos tem a cobertura dos exames preventivos da mamografia, que está disponível sem filas na rede municipal de saúde e detecta com mais antecedência que o exame de toque o surgimento de nódulos minúsculos nessa área do corpo.
“Estamos iniciando um trabalho de diálogo com todas as áreas da administração municipal, também aberto a entidades da sociedade civil, para buscarmos a melhoria dessa atitude de prevenção”, explica uma das gerentes regionais de atenção básica, Josyanne Rita de Arruda Franco.
O trabalho conta com o empenho da coordenadora do programa, Jacinta Pereira Matias, e também com o apoio da Coordenadoria Municipal da Mulher.
Para quem possui preocupações contemporâneas como a existência de implantes de silicone, por exemplo, cabe lembrar que não afetam o resultado do exame nem são prejudicados por este. “Quando existem, eles ficam atrás dos músculos e das glândulas”, explica Ângela Molina Trajano de Moraes Costa, outra das gerentes regionais de atenção básica.
Importante
A Secretaria de Saúde conta com diversos aparelhos de mamografia e as cotas oferecidas ainda estão bem maiores que a demanda. A atitude preventiva por parte das mulheres é muito importante para zerar o problema.
Como é um doença evitável, o número de casos deve caminhar para o desaparecimento. Ou, no máximo, ficar limitado a situações de origem genética que também já podem ser detectados em alguns países – como demonstrou, recentemente, o caso da atriz norte-americana Angelina Jolie. “No caso dela, sem danos estéticos com a retirada de alguns tecidos”, diz a médica.
As entidades interessadas podem fazer contato com o programa pelo jpmatias@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4589 8847, com Marli, na Secretaria de Saúde.
Caminhada
O assunto também terá o apoio do evento “Outubro Rosa”, que vai multiplicar eventos ligados ao tema. Um deles é a Caminhada Pense Rosa, marcada para o dia 19 de outubro, no Parque da Cidade. A divulgação será feita pela rede de unidades de saúde. Outras ações estão sendo estudadas pelo Ambulatório de Saúde da Mulher.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.