Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

27/9/2012 - Jundiaí - SP

Programa prevê propostas de intercâmbios estudantis




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Como resultado de uma reunião realizada em São Paulo no início de setembro, por iniciativa da Diretoria de Cooperação Internacional e do Conselho Municipal de Relações Internacionais, a prefeitura de Jundiaí sediou, na manhã desta quarta-feira (26), uma reunião ordinária do Conselho, para apresentação do Education USA, um programa oficial do governo dos Estados Unidos que tem como principal atividade incentivar o intercâmbio entre estudantes de universidades brasileiras e norte-americanas.

A reunião, na verdade, é a 10ª do Conselho Municipal de Relações Internacionais e sua realização na Sala de Situação do Paço se deu em caráter excepcional, tendo em vista a importância do tema em pauta. Foram convidados também representantes das faculdades de Jundiaí e região.

De acordo com o presidente do Conselho, Mauritius Reisky, o encontro foi um pontapé inicial no sentido de elaborar projetos de cooperação mútua entre os dois países, para incentivar o intercâmbio acadêmico com foco na formação de mão de obra cada vez mais qualificada.

 O vice-presidente do Conselho, Miguel Angelo Potenza, destacou que, diante de uma economia globalizada há a necessidade cada vez maior de qualificar os estudantes. Além disso, ele considera que os jundiaienses poderão não só aprender com os americanos como também ensinar muito a eles.

Em nome da Casa Civil, secretaria que representava, Leandro Nalini, enfatizou a importância dos conselhos municipais, agora com uma atuação ainda mais consolidada por meio do Uniconselhos. “Quero convidar todos a participarem das nossas reuniões, sendo certo que a ampliação das discussões irá contribuir muito mais com os debates”, disse.

Education USA
A coordenadora da Education USA, Thais Pires, foi responsável pela apresentação da estrutura da organização e das possibilidades que estão disponíveis para as universidades. A instituição propõe iniciar, apoiar e acompanhar o processo de convênios, parcerias e intercâmbios entre universidades brasileiras e americanas.

 Thais disse que atualmente 8.777 alunos brasileiros de graduação estão nos EUA , em busca de cursos que não existem no Brasil. “A tendência é de que esse número continue crescendo, o que nos coloca, nos dias de hoje, em 14º lugar no ranking de envio de estudantes para os Estados Unidos.

Segundo a coordenadora, na sede paulistana da entidade o volume de pedidos de universidades querendo recrutar estudantes para os Estados Unidos é grande e eles acontecem todos os dias. A Education USA possui 450 centros em todo o mundo, sendo 24 deles no Brasil. “Não são apenas cursos de graduação ou pós-graduação que estão contemplados nesses intercâmbios, mas cursos de curta duração, cursos de verão e residência médica, dentre outras oportunidades”, concluiu Thais.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.