Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

23/8/2012 - Jundiaí - SP

Programa que analisa o solo é aprimorado por secretaria




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O programa de monitoramento e fertilidade do solo, iniciado em 2010 pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), atendeu, até o momento, cerca de 100 agricultores da cidade, num total de 300 análises e recomendações agronômicas.

Disponibilizado gratuitamente aos agricultores da cidade, o programa está recebendo ajustes. E, para tratar desse assunto, a SMAA recebeu, na manhã desta quarta-feira, o representante do Instituto Brasileiro de Análise (Ibra), engenheiro Maurício Radicchi. Ele veio falar do sistema desenvolvido pelo laboratório para atender ao programa, que agora recebe ajustes, para que os resultados possam ser ainda melhores. Ele foi recebido pelo secretário Jorge Yatim, pela diretora de Agronegócio, Isabel Harder, e pelo engenheiro agrônomo da SMAA, Sérgio Pompermayer.

Sobre a iniciativa da SMAA de auxiliar o agricultor na busca de um solo melhor para a sua produção, Radicchi disse que Jundiaí sai na frente nessa questão e serve de modelo para outros municípios que têm a mesma preocupação com a fixação do agricultor na propriedade. “É um passo importante que a cidade dá, no sentido de avançar no campo das pesquisas e da tecnologia em favor do meio rural”, disse o engenheiro da Ibra.

O secretário Jorge Yatim também destacou a importância dessa contribuição para o produtor rural, lembrando que, além da análise de solo, outras ações praticadas pela secretaria têm feito a diferença. “Temos procurado contribuir para a diminuição dos obstáculos que o setor agrícola tem enfrentado nos últimos anos. Principalmente no campo do conhecimento, da difusão das novas técnicas”, disse.

Luiz aprovou a análise

Luiz Carlos Domingos saiu de sua terra natal, São Sebastião do Paraíso (MG) há pouco mais de 25 anos. Veio morar em Jundiaí com a esposa Ana e ficar mais perto das duas filhas que já viviam aqui. Acostumado à vida na lavoura, não conseguiu ficar longe da terra e, há três anos, resolveu voltar às origens. Residindo em uma área urbana, ele descobriu um terreno desocupado no bairro Quinta das Videiras e obteve autorização do proprietário para desenvolver uma pequena horta.

Inicialmente, era só para aproveitar melhor o tempo e para consumir hortaliças frescas. Mas a pequena plantação se revelou gigante e ele passou a comercializar na vizinhança tudo o que plantava e hoje quase não dá conta de atender tantos fregueses, que cobram sua presença no portão de casa com verduras menos agredidas por agrotóxicos.

Ao tomar conhecimento do programa da SMAA, Luiz quis logo saber se estava fazendo tudo corretamente em sua pequena área agrícola. Nesta quinta-feira, ele esteve na secretaria para receber do engenheiro Sérgio Pompermayer uma orientação sobre o resultado da sua análise. “A gente até tem um conhecimento, que vem do dia a dia, mas quando temos a oportunidade de aprender mais, acho que não dá para deixar escapar”, disse Luiz, ao tomar conhecimento do laudo.

Para Sérgio, Luiz está certo em procurar saber mais sobre a adubação, pois os nutrientes numa plantação, se não forem aplicados de forma correta, podem prejudicar ao invés de contribuir. “Se todos os agricultores seguirem o exemplo do Luiz, a qualidade do que plantam vai ser muito maior”, comentou o engenheiro. Por isso, ele recomenda que as pessoas, após receberem o resultado das análises, sigam as recomendações agronômicas.

A diretora de Agronegócio da Secretaria Municipal de Agricultura, Isabel Fialho Harder, informa que as análises são disponibilizadas gratuitamente para os produtores rurais. “Nós mantemos um convênio com o laboratório Ibra, para aonde encaminhamos as amostras”, explica a diretora. A Análise de Solo é uma ferramenta que permite realizar um planejamento da adubação, aplicando a quantidade precisa de fertilizantes ou corretivos, na época adequada.

Para mais informações sobre procedimentos, interessados podem entrar em contato com a SMAA pelo telefone (11) 4589-8872.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.