Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

12/11/2014 - Jundiaí - SP

Projeto Ponte Torta inova com caminhada pelo Centro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O novo encontro do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, que a Prefeitura de Jundiaí promove com o renomado Estúdio Sarasá, ocorre na sexta-feira (14) no auditório do Solar do Barão com uma novidade. Depois da conversa sobre “paisagem cultural” e dos depoimentos em vídeo que ocorrem simultaneamente das 14h às 16h, os participantes serão convidados para uma caminhada pela rua Barão de Jundiaí até o ponto para o futuro mirante (belvedere) previsto no projeto.

“Todos os encontros são abertos aos moradores interessados. Estamos agora entendendo como a compreensão sobre esse monumento do século 19 é importante para seu próprio futuro”, comenta a secretária Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente.

Os debates sobre as origens da Ponte Torta, construída no final da década de 1880, já mostraram que ela foi alinhada com o trajeto mais suave para pedestres ou veículos de tração animal na sua época. Pela rua Torta (atual rua Paula Penteado), o caminho era o mais suave possível até as travessas que levavam ao Largo da Matriz como, por exemplo, a Travessa Imperial (atual rua Bernardino de Campos).

Além de ligação com a história ferroviária pelos primeiros bondes puxados a cavalo, o monumento está ligado à história industrial pelo possível uso para cargas cerâmicas ou têxteis da Vila Arens e Ponte São João e, depois, pelos pedestres que iam trabalhar nas fábricas ou de seus familiares que levavam o almoço, por exemplo, ou em passeios.

Ainda em novembro a Fase 1 do projeto, chamada de entendimento, tem eventos nas sextas-feiras dos dias 21 (na carreta ao lado da Ponte Torta) e 28 (na carreta levada para a esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre).

Uma coincidência também na sexta-feira (14) é que o encontro do projeto será na parte da tarde no Solar do Barão. O local recebe também, a partir das 18 horas, a edição de novembro do projeto Sexta no Centro, com música, gastronomia, artesanato e exposições no Largo da Matriz. As duas iniciativas fazem parte dos esforços mais amplos da Prefeitura de Jundiaí para revalorizar seu centro histórico.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.