16/3/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Recheada. Esta é a definição para a agenda de eventos organizados pela comissão que cuida dos eventos do MIB (Momento Itália Brasil) em Jundiaí e que já reuniu quase dez mil pessoas em missas celebradas em italiano, homenagens, shows, exposições, campeonato de boccia, selo comemorativo, mostra de cinema, festas, eventos gastronômicos e cursos.
Criada em março de 2011, a comissão tem quatro eventos programados para os próximos dias; o primeiro é a inauguração do Jardim Italiano, com show de Mafalda Minozzi no dia 24 de março. Paralelamente, acontecem também o curso “Delícias do Campo”, o concurso “A Melhor Pizza” e a exposição “Itália em fotos”.
A comissão do MIB em Jundiaí conta com a participação de 25 pessoas, representantes da comunidade italiana, do poder público, conselhos municipais e entidades de classe.
O Icif (Italian Culinary Institute for Foreigners – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros), o Instituto Italiano de Cultura, o Consulado Geral da Itália e a Embaixada Italiana também são parceiros do MIB Jundiaí, tamanha a representatividade da colônia italiana na cidade.
Em Jundiaí, o secretário de Comunicação Social, Carmelo Paoletti Neto, está à frente da organização dos festejos. “Nossa comissão inspirou o governador Geraldo Alckmin a criar uma, nos mesmos moldes que a jundiaiense, para organizar os festejos que acontecem em âmbito estadual”, comentou Carmelo, destacando que a comissão em São Paulo foi criada alguns meses depois, em maio do ano passado.
Único no Brasil
O Jardim Italiano, que está sendo construído no Jardim Botânico de Jundiaí, é o único no Brasil que será entregue durante as comemorações do Momento Itália Brasil que acontecem no país. A construção do jardim é uma iniciativa da Secretaria de Serviços Públicos e conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura, do Consulado Geral da Itália de São Paulo e da Embaixada Italiana em Brasília.
Vista panorâmica para a cidade, treliças, arcos, colunas romanas com 2,3 metros de altura, vasos padrão terracota e uma estátua de Baco, o deus romano do Vinho.
O grupo responsável pelo projeto é formado por Vânia, Maria Mezzali Galbarini, João Borin, Eduardo Pereira e Júlio Lamarca. “Convidamos o arquiteto Roberto Di Pace, que trabalha para Serviços Públicos e é responsável pelos projetos desenvolvidos no Jardim Botânico”, explicou a diretora do Jardim Botânico, onde o espaço será desenvolvido.
O Jardim Italiano terá, além da estátua de Baco, as plantas glicínia, limão siciliano, cipreste italiano, buxinho (que será trabalhado no formato de bola), pingo de ouro para a cerca viva, três pés de oliveira e lavanda para o acabamento. “A pesquisa nos revelou que os jardins italianos tinham a intenção de mostrar força e imponência: daí a escolha por uma estátua masculina”, relatou. “A referência a Baco, claro, remete à cultura do vinho e da uva na cidade”, comentou.
A inauguração do Jardim Italiano, que está sendo construído no Jardim Botânico, será dia 24 de março de 2012, às 17h30, com show da cantora italiana, Mafalda Minozzi.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.