30/5/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Os municípios da região estão mobilizados em reduzir a superlotação no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Universitário, ambos em Jundiaí. Na manhã desta terça-feira (29), durante reunião da Câmara Técnica do Colegiado de Gestão Regional, realizada na Secretaria de Saúde, foi elaborada uma carta de intenções com a definição do fluxo e contrafluxo das internações efetuadas nos hospitais. A Câmara Técnica, composta por gestores e técnicos da área de saúde, definiu as providências que deverão ser adotadas com base no perfil e na capacidade de atendimento de cada município.
A otimização do uso dos leitos na região de Jundiaí vem sendo discutida desde março de 2011 pelo Colegiado de Gestão Regional.
Após avaliação, técnicos do setor de saúde concluíram que há subutilização de leitos nos municípíos para atendimento em baixa e média complexidade, o que reflete diretamente no atendimento do Hospital São Vicente.
Hoje registra-se apenas 29,42% de ocupação.
Carta de Intenções
No documento, que será assinada pelos secretários de Saúde na próxima semana durante reunião do Colegiado, os municípios se comprometem a adotar medidas que venham assegurar o atendimento do paciente no município de origem, encaminhando para os hospitais em Jundiaí apenas os casos de maior complexidade. Ficou definido, ainda, que os municípios, de acordo com a capacidade instalada, garantirão o acolhimento no retorno dos pacientes de baixa e média complexidade para dar continuidade ao atendimento hospitalar.
Para que as medidas sejam colocadas em prática, os municípios irão providenciar a ampliação do horário de atendimento e otimizar o uso dos equipamentos disponíveis para maior resolutividade dos Prontos Atendimentos. Além disso, profissionais serão qualificados, de acordo com a complexidade e capacidade pré-definida de cada serviço. “O objetivo é o aprimoramento do atendimento e otimização do uso dos leitos”, enfatizou a secretária de Saúde de Jundiaí, Tânia Pupo.
Os presentes solicitaram que seja incluído na pauta de reunião da Aglomeração Urbana o tema Superlotação dos Hospitais para que todos os prefeitos assumam a responsabilidade pelo atendimento de baixa e média complexidade e que, juntamente, com a Secretaria de Estado da Saúde, busquem recursos adicionais para o atendimento em alta complexidade na região de Jundiaí.
Participaram da reunião, além de Jundiaí, representantes das secretarias de Saúde de Morungaba, Itatiba, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, do Departamento Regional de Saúde de Campinas e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.