Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

7/8/2015 - Jundiaí - SP

Saúde e Sesi promovem oficina de alimentação saudável




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (Napd), da Secretaria de Saúde, em parceria com o Sesi, iniciou nesta semana mais uma etapa do projeto “Vida mais leve: diga não à obesidade”. São reuniões com pacientes do Napd e também cuidadores, com objetivo de oferecer um espaço de informação e reflexão sobre a obesidade e suas consequências.

A assistente social do Napd, Eliana Del Gelmo, explica que o grande número de pacientes com sobrepeso ou obesos motivou a criação do projeto. “Isso compromete a reabilitação, pois os equipamentos são confeccionados sob medida e têm um limite de peso. Além disso, a obesidade dificulta o uso do equipamento no dia a dia, sendo um fator limitador também para as atividades da vida diária”, destaca Eliana.

Com as reuniões realizadas no Sesi, a ideia é dar subsídios para mudança de hábito alimentar dos pacientese, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida. A parceria tem por objetivo solidificar o conteúdo recebido, aprender a introduzir uma alimentação mais saudável e na medida certa.

Os pacientes recebem ainda orientação de como preparar uma alimentação com produtos de época, nutritivo e acessível ao bolso de todos. “O Sesi tem uma estrutura de cozinha completa. Nessa parceria os nossos pacientes vão ter a oportunidade de vivenciar teoria e prática”, complementa a assistente social. No primeiro encontro, os pacientes aprendem a usar a medida certa e ideal de sal nos alimentos.

O projeto teve início em abril deste anoe contou com reuniões semanais no Napd e atividades desenvolvidas por uma equipe interdisciplinar, com enfermeira, psicóloga, nutricionista e assistente social.

Em cada oficina foi trabalhado um aspecto da obesidade e suas complicações, como diabetes, hipertensão, dislipidemias, doenças cardiovasculares, compulsão alimentar e ansiedade. “Trabalhamos ainda sobreconceitos de obesidade com base em dados da Organização Mundial de Saúde, obesidade no Brasil e no mundo para pessoas com deficiências”, diz Eliana.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.