Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

10/8/2012 - Jundiaí - SP

Saúde presta contas do 1º quadrimestre




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A secretária interina de Saúde, Mara Knox da Veiga, apresentou, na manhã desta quinta-feira (9) a audiência pública para prestação de contas. Os dados são referentes às despesas realizadas, pagas e empenhadas no primeiro quadrimestre de 2012. A explicação das informações foi realizada pelo diretor de Planejamento e Gestão de Projetos, Francisco Aguiar.

Acompanhada da equipe técnica da secretaria, Mara comentou sobre os avanços alcançados pela pasta como a redução da mortalidade infantil.

 

“Em 2010 o índice era de 11,58 e, em 2011, passou para 8,22 para cada mil nascidos. Essa redução de 29,02% mostra a qualidade do trabalho da equipe de saúde”, comentou.

Outro índice que ganhou destaque foi o IDSUS (Índice de Desempenho do SUS), que faz uma medição contextualizada do desempenho do SUS (Sistema Único de Saúde) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

“Jundiaí recebeu o índice de 6,11% e no comparativo com cidades do porte semelhante, ficou à frente de Sorocaba (5,86%), Americana (5,11%) e Rio Claro (4,95%)”, afirmou Mara.

Também foram apresentados os investimentos e a dotação anual prevista em R$ 312.334.227,0, sendo que foram empenhados, no primeiro quadrimestre, R$ 197.166.602,64. Os dados foram separados por setores e departamentos para facilitar o acompanhamento.

A equipe também falou sobre os investimentos em reformas e ampliações de unidades de atendimento, como a construção das UBSs Jundiaí-Mirim, São Camilo e as reformas nas UBSs Agapeama, que foi entregue em junho, e da Vila Aparecida e Eloy Chaves que estão em andamento.

Atuação da saúde
Jundiaí aplica 66% do orçamento em políticas sociais. A pasta da Saúde é responsável por 24% desse investimento, quase o dobro do que recomenda o Governo Federal, que prevê a aplicação de 15%.

O município conta com 36 unidades de saúde, sendo 31 Unidades Básicas e cinco unidades do Programa Saúde da Família. Com esta estrutura, oferece uma UBS para cada dez mil pessoas, enquanto o Ministério da Saúde recomenda uma para cada 30 mil.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.