14/3/2016 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A água de enchentes pode transmitir doenças. Por isso, é preciso ficar atento a sintomas como febre e calafrios, diarreia, náuseas e vômitos, ferimentos, dor nos músculos e no corpo, olhos e pele amarelos, dor de cabeça, cansaço, fraqueza e falta de apetite. Em caso do aparecimento desses sintomas, a orientação é procurar uma unidade básica de saúde ou pronto-atendimento mais próximo.
Uma reclamação recorrente é quanto à perda de medicamentos, atingidos pela água. Nesse caso, omorador deve procurar a unidade de saúde de referência do bairro, explicar que foi vítima de alagamento e retirar novos medicamentos. No fim de semana, as unidades de saúde abertas são Novo Horizonte (rua José Ribeiro Barbosa, 20) e Santa Gertrudes (rua Alice Guimarães Pelegrini, 780). Os funcionários das UBSs já estão orientados sobre os procedimentos.
Para orientar a população, a Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, também desenvolveu uma cartilha alertando sobre como agir e as medidas a serem adotadas em situações de enchentes, especialmente quando a água invade os imóveis.
Uma das principais dicas é sobre a água para consumo humano, que deve sempre ser filtrada ou fervida antes de beber. Isso elimina vírus, bactérias ou parasitas que podem causar doença.
Outra medida importante é quando a água da enchente começar a baixar. Nesse momento, antes de começar a limpeza, a orientação é usar calça comprida, botas e luvas. Após retirar a lama, o morador deve desinfetar o local, lavar o chão, paredes e objetos com água sanitária. A solução indicada é de 2 xícaras de chá (400 ml) de água sanitária para 20 litros de água.
A cartilha também alerta para evitar atravessar rios ou ruas inundadas sem o apoio de pessoal especializado, evitar atravessar pontes que podem estar danificadas e só retornar para a casa, em caso de risco de desabamento, após liberação da Defesa Civil ou órgão equivalente.
Também é importante anotar e deixar à mão os telefones úteis nesse tipo de assunto, incluindo o Corpo de Bombeiros (193), a Prefeitura de Jundiaí (156), a Defesa Civil (199), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (192), a Guarda Municipal (153) e a Policia Militar (190).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.