8/6/2016 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Defesa Civil e agentes de saúde percorreram as ruas do bairro Mato Dentro, nesta terça-feira (7), fazendo o levantamento e prestando atendimento às famílias atingidas pela tempestade de domingo (5). Colchões, cobertores, cestas básicas e água potável foram distribuídos para os moradores.
“Estamos no bairro para cadastrar as famílias atingidas e atender emergencialmente àquelas que precisam de ajuda. Apesar das dificuldades, os moradores estão dispostos a reconstruir o que perderam com a chuva”, disse a secretária da Semads, Giany Póvoa.
Moradora da rua Um, a auxiliar de limpeza Tatiane Fernanda Silva, de 29 anos, teve a casa destelhada pelo vento e perdeu móveis e roupas. “Foi um susto. Nunca tinha visto nada parecido, perdi alguns móveis e roupas. Vou precisar de colchões e cobertores. Esta ajuda veio em boa hora”, disse.
Até o momento, quatro famílias foram desalojadas de suas casas e estão abrigadas na paróquia São José. Os demais moradores que tiveram suas casas danificadas pelo vento, que atingiu 130 km/h, já trabalham na reconstrução.
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil atuam no local desde a madrugada de segunda-feira (6), na liberação de estradas, remoção de árvores e postes e vistoriando áreas de risco.
Além do Mato Dentro, também sofreram as consequências da tempestade os bairros Rio Acima, Jundiaí Mirim, Caxambu, Roseira, Corrupira e Vista Alegre. Estes pontos foram atingidos por uma corrente de ar descendente concentrada na base das nuvens.
O fenômeno é chamado de microexplosão, uma espécie de colchão de ar que desce com velocidade grande e proporciona rajadas de vento muito fortes. Os efeitos são semelhantes aos de um tornado.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.