27/9/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Mais de 2,4 mil pessoa participaram das atividades de educação, orientação e capacitação que foram desenvolvidas pela Secretaria de Trânsito na última semana, período em que diversos municípios brasileiros celebraram a Semana Nacional do Trânsito, que teve como tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: Efeitos, responsabilidades e escolhas”.
Em Jundiaí a abertura ocorreu com uma palestra do engenheiro Luiz Carlos Néspoli (Branco), superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que foi categórico ao dizer que é preciso reduzir o limite de velocidade nas vias para que as ruas se tornem menos perigosas.
Branco destacou também que o programa de segurança que Jundiaí mantém com a ONG Global Road Safety Partnership tem apresentados bons resultados na redução de acidentes. Mas, para que esses números continuem caindo, é preciso comprometimento das autoridades, um plano de ação com recursos, metas e indicadores e fiscalizar velocidade, álcool, equipamentos de segurança e avanço de sinal.
As considerações do superintendente da ANTP vieram ao encontro do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Transportes.
Em sua fala, no workshop de encerramento da Semana, o secretário Dinei Pasqualini pediu apoio das polícias Civil e Militar na cessão dos boletins de ocorrência, para que o grupo possa fazer o acompanhamento estatístico dos acidentes na cidade e desenvolver campanhas educativas direcionadas.
Dinei também chamou a atenção para a implementação dos equipamentos que estão sendo instalados na cidade e que vão fiscalizar avanço semafórico, a parada sobre a faixa de pedestres e conversão proibida.
Outras ações
A equipe de Educação e Estatística também atuou na orientação de pedestres e motoristas. Uma das ações mais importantes ocorreu no Distrito Industrial. A pedido das empresas, a sinalização foi reforçada e a orientação seguiu o foco de alertar sobre a importância da faixa de pedestre.
No dia Mundial sem Carro (22), uma parceria com os grupos Pedala Jundiaí e Bike Anjo Jundiaí resultou numa Oficina da Bike, em que ciclistas de todas as idades receberam orientação sobre segurança e cuidados ou reparos na bicicleta.
Nos dias 24 e 25, agentes de trânsito, guardas municipais e policiais, militares e rodoviários, participaram de uma capacitação de pilotagem de moto, oferecido pela Honda em Indaiautuba.
As atividades da Semana Nacional do Trânsito terminaram na noite de quarta-feira, na abertura do Concurso Musical Guri no Teatro Polytheama.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.