Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

27/4/2012 - Jundiaí - SP

Seminário vai ampliar o debate sobre Serra




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Para ampliar os debates sobre a preservação da Serra do Japi, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente organiza para os dias 7, 8 e 9 de maio o seminário “Território de Gestão da Serra do Japi”, no auditório do Ciesp-Jundiaí.

O encontro vai reunir representantes de entidades ligadas à preservação do meio ambiente, como Fundação Florestal, Associação Mata Ciliar e Instituto Pesquisas Ecológicas (IPÊ); professores e pesquisadores da Unicamp e os presidentes dos conselhos Gestor da Serra do Japi e Comdema, ambos de Jundiaí; e Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental de Cabreúva, Cajamar e Jundiaí.

Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, o seminário vai capacitar a sociedade sobre a legislação que cuida do Território de Gestão da Serra do Japi e do Plano de Manejo da Reserva. “Para ampliar estes debates, estamos trazendo como palestrantes, pesquisadores de instituições que, reconhecidamente, trabalham na área de gestão ambiental”, comentou.

O seminário é a segunda etapa de trabalho para revisão da Lei Complementar 417/04. A primeira fase foi composta por nove consultas públicas, iniciadas em março, que contemplaram todas as regiões da cidade. “Esta estratégia permitiu à população a oportunidade de participar, propor sugestões e, principalmente, tirar dúvidas sobre a lei que protege a Serra do Japi”, explicou o secretário. De acordo com Spina, a participação e as contribuições da sociedade superaram as expectativas. “Conseguimos reunir 113 propostas que agora serão avaliadas”, completou.

Oficinas
Além de acompanhar as palestras, os participantes do seminário poderão ainda escolher um dos quatro temas oferecidos pelas oficinas. Cada uma delas poderá ter a participação de até 20 pessoas. Todas as oficinas ocorrem no mesmo horário, então, a presença será possível em apenas uma delas. A participação nas oficinas é opcional. Os temas abordados serão: Sistemas Integrados de Proteção e Segurança; Turismo Sustentável e Educação Ambiental; Programas e Estratégias Regionais de Conservação e Proteção; e Programas e Estratégias Locais de Conservação, Uso e Ocupação.

Após o seminário, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente vai reunir as propostas das consultas públicas, as propostas do seminário e das oficinas, o parecer dos conselhos de Gestão da Serra e de Meio Ambiente para elaborar o projeto de lei que substituirá a Lei Complementar 417/04. “A análise dos técnicos é que vai dizer se as propostas serão aproveitadas no projeto”, esclareceu Spina. “Ainda teremos mais duas audiências públicas: uma convocada pelo Executivo e outra pelo Legislativo”, adiantou.

Serviço:
Seminário “Território de Gestão da Serra do Japi”
Dias 7, 8 e 9 de maio
No Ciesp-Jundiaí.
Acesse a Programação Completa



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.