Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

13/7/2012 - Jundiaí - SP

Sepulturas abandonadas passam por levantamento




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com o objetivo de verificar as condições de cerca de sete mil sepulturas do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, a Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), por meio do Serviço Funerário Municipal, realizou nos últimos meses um trabalho de levantamento.

A ação visa à preservação e melhoria dos cemitérios municipais. “A equipe técnica da Fumas cadastrou todas as sepulturas e apontou que cerca de 700 delas estão em estado de abandono ou ruína”, explicou o diretor do Serviço Funerário, Claudio Dianin.

O trabalho teve início em 2011 e visa à identificação das sepulturas que necessitam de manutenção para que sejam realizados serviços de limpeza, obras de conservação e reparos, seja com relação à estética, segurança ou higiene da necrópole, de acordo com o decreto (nº 2.135/71) que regula os cemitérios municipais de Jundiaí.

As notificações dos concessionários foram realizadas em duas etapas. “Aproveitamos datas especiais como finados de 2011 e dia das mães de 2012, com aviso nas sepulturas, para que os concessionários tomassem as providências necessárias. Cerca de 200 atenderam à solicitação e realizaram os serviços necessários. Agora estamos numa segunda etapa e encaminhamos, via correio, notificação para cerca de 200 concessionários”, disse Claudio.

Segundo o diretor, a maior dificuldade nas notificações está na falta de atualização dos cadastros de concessionários de sepulturas. “Temos grande dificuldade e três quartos dos concessionários não foram localizados. A próxima etapa consiste na publicação na imprensa oficial. Outra maneira de chegar aos concessionários será por meio de notificação, por carta, do declarante do último óbito sepultado”, afirmou.

“Após essa publicação, os concessionários ainda terão 90 dias para realizar as intervenções necessárias. Caso não haja manifestação, as sepulturas retornarão para o SFM para que seja colocada à disposição de outras famílias”, comentou Dianin.

No Cemitério Nossa Senhora do Desterro, o trabalho também está em andamento. “O levantamento no cemitério central já está concluído. Em breve iniciaremos a notificação dos concessionários, juntamente com a publicação da relação de sepulturas em estado de abando e ruínas, para que seja realizada a intervenção”, lembra o diretor do SFM.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.