Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

30/3/2012 - Jundiaí - SP

Serra do Japi e Educação são debatidos com prefeito




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os estudantes da escola Divina Providência queriam saber tudo sobre a Serra do Japi, principalmente as ações para ampliar a sua proteção. O assunto foi um dos dois temas que culminaram maior discussão nesta quinta-feira (29) quando o prefeito Miguel Haddad recebeu os alunos no auditório do Paço Municipal. Eles estavam acompanhados do diretor da escola, João Maurício Saraiva Ladeira, e, como jovens interessados em cidadania, falaram sobre desenvolvimento, qualidade de ensino, transporte público e Serra do Japi.

O prefeito Miguel Haddad falou sobre a Serra e explicou que ela deve ser vista não como uma preocupação de governantes, mas de cada cidadão. “As leis são as ferramentas e os fiscais somos nós”, disse. Segundo ele, apesar de todo o aparato para preservação, apenas 47% da área da Serra estão no âmbito do Município. Assim, é necessário também que as demais cidades atuem no sentido de inibir todo tipo de iniciativa que comprometa a segurança da reserva. “O podemos dizer é que, de nossa parte, deixamos a Serra muito mais preservada do que 15 anos atrás”, citando a legislação municipal – lei 417 – que ampliou a área de preservação delimitada pela lei do tombamento.

A qualidade do ensino municipal também foi destaque no encontro. Os estudantes chegaram a questionar o secretário de Educação, Francisco José Carbonari, da possibilidade de Jundiaí estender seu modelo de gestão para as escolas do Estado. “Talvez não dessa forma, mas por meio de um plano municipal de educação, que está sendo discutido, para estabelecer parâmetros dentro do município”, disse. Segundo ele, a escola pode ser do Estado, mas a população leva em conta que ela está dentro da cidade.

Sobre o trânsito e transporte, o prefeito sugeriu que os estudantes conhecessem a Central de Monitoramento no primeiro andar do Paço, onde é possível acompanhar tudo o que está acontecendo nas ruas em tempo integral. “Para tentar diminuir o volume de carros nas ruas, temos que oferecer transporte de qualidade e o GPS é uma das ferramentas que utilizamos para alcançar essa condição”, disse o prefeito. Ele também falou dos planos de implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) como opção de transporte público. No Centro, existe um protótipo em exposição, para que a população possa conhecer um pouco sobre o sistema.

Para a estudante Fernanda Rúbia Gardinalli Pinto, 15 anos, a discussão foi muito produtiva, mas os temas são tantos que poderiam ser discutidos de forma mais aprofundada em outra oportunidade. “Os assuntos são muito interessantes e acho que todos gostariam de uma discussão maior sobre eles”, sugeriu. O secretário Francisco Carbonari, inclusive, já havia se comprometido, durante o encontro, a visitar a escola e explorar o tema educação com os alunos. Da mesma forma, Maria Clara Prandini, 17, considerou que o momento foi oportuno, pois esclareceu muitas coisas sobre as quais ela tinha dúvidas. “Às vezes, a gente tem uma compreensão diferente por falta de esclarecimentos e eu hoje pude tirar muitas dúvidas”, comentou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.