23/9/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí
A Sessão Ordinária dessa terça-feira (24) será dedicada à Semana da Pessoa Surda e ao Dia Nacional dos Surdos - 26 de setembro. A programação começa nessa segunda-feira, na Sala Elis Regina do Complexo Argos. Na sessão da Câmara serão entregues certificados às crianças que fizeram desenhos sobre o meio-ambiente e o futuro. Foi uma parceria da Prefeitura, entidades e a Guarda Municipal. Também serão entregues certificados a 20 GMs que fizeram curso de LIBRAS, a linguagem universal que utiliza sinais das mãos.
Para o presidente da Câmara, Gerson Sartori, é uma iniciativa que promove a inclusão social, que é o que o Legislativo também vem trabalhando. "Por isso nos sentimos orgulhosos de abrigar esse evento", destacou. A GM Andréia Aparecida de Melo Pontes foi uma das que participou do curso e diz que é importante poder prestar esse serviço aos que têm dificuldade de se comunicar pela fala e que houve um grande entusiasmo da corporação por participar da iniciativa.
Nessa segunda, na Sala Elis Regina, haverá apresentaçao do Coral Corpo e Canto, da ATEAL, Teatro do Clube dos Surdos, palestra com a mestre em Educação Regina Agrela e depoimentos. Na terça várias atividades durante o dia na ATEAL e na Guarda Municipal, inclusive com a participação dos animais do canil.
A partir das 18h30, a solenidade na Câmara, com a entrega da premiação das crianças da ATEAL que participaram de um concurso de desenho sobre o meio ambiente. Em seguida, serão entregues os certificados e identificações aos GMs que participaram do curso. Sartori salienta que unir esse trabalho da Guarda com uma ação que lembra o meio ambiente também é salutar, pois destaca a importância da preservação e da qualidade de vida no plano coletivo. "É mais uma ação de inclusão social", aponta.
As atividades continuam no dia 25, a partir das 10 horas na ATEAL, com apresentação dos cães de guarda da GM. À noite, no mesmo local, acontece a palestra "Mulheres surda em foco", com três palestrantes da Escola de Governo e Gestão de Jundiaí. É preciso se inscrever com antecedência pois as vagas são limitadas.
No dia 26, às 14 horas, acontece o bate-papo DST-AIDS na Escola de Governo do Paço Municipal. A participação é aberta a adolescentes e adultos acima de 15 anos. Também está prevista palestra na ATEAL. No dia 27, há um bata-papo no Clube dos Surdos e ainda há atividades no dia 28 e no dia 29. A iniciativa é da Secretaria da Casa Civil, com apoio da Secretaira de Planejamento e Meio Ambiente, Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Coordenadoria da Mulher, Escola de Governo e Gestão de Jundiaí e Guarda Municipal, em parceria com o Clube dos Surdos e ATEAL (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem).
A Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo em 26 de setembro data em que são relembradas as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A data foi instituída pela Lei federal nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.
A data é comemorada mundialmente no último dia de setembro. Mas no Brasil a escolha da data escolhida foi 26 de setembro porque neste dia, em 1857, foi inaugurada a primeira escola pra surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.