Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

23/9/2013 - Jundiaí - SP

Sessão é dedicada ao dia nacional do surdo




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

A Sessão Ordinária dessa terça-feira (24) será dedicada à Semana da Pessoa Surda e ao Dia Nacional dos Surdos - 26 de setembro. A programação começa nessa segunda-feira, na Sala Elis Regina do Complexo Argos. Na sessão da Câmara serão entregues certificados às crianças que fizeram desenhos sobre o meio-ambiente e o futuro. Foi uma parceria da Prefeitura, entidades e a Guarda Municipal. Também serão entregues certificados a 20 GMs que fizeram curso de LIBRAS, a linguagem universal que utiliza sinais das mãos.

 

Para o presidente da Câmara, Gerson Sartori, é uma iniciativa que promove a inclusão social, que é o que o Legislativo também vem trabalhando. "Por isso nos sentimos orgulhosos de abrigar esse evento", destacou. A GM Andréia Aparecida de Melo Pontes foi uma das que participou do curso e diz que é importante poder prestar esse serviço aos que têm dificuldade de se comunicar pela fala e que houve um grande entusiasmo da corporação por participar da iniciativa.
 
Nessa segunda, na Sala Elis Regina, haverá apresentaçao do Coral Corpo e Canto, da ATEAL, Teatro do Clube dos Surdos, palestra com a mestre em Educação Regina Agrela e depoimentos. Na terça várias atividades durante o dia na ATEAL e na Guarda Municipal, inclusive com a participação dos animais do canil.
 
A partir das 18h30, a solenidade na Câmara, com a entrega da premiação das crianças da ATEAL que participaram de um concurso de desenho sobre o meio ambiente. Em seguida, serão entregues os certificados e identificações aos GMs que participaram do curso. Sartori salienta que unir esse trabalho da Guarda com uma ação que lembra o meio ambiente também é salutar, pois destaca a importância da preservação e da qualidade de vida no plano coletivo. "É mais uma ação de inclusão social", aponta.
 
As atividades continuam no dia 25, a partir das 10 horas na ATEAL, com apresentação dos cães de guarda da GM. À noite, no mesmo local, acontece a palestra "Mulheres surda em foco", com três palestrantes da Escola de Governo e Gestão de Jundiaí. É preciso se inscrever com antecedência pois as vagas são limitadas.
 
No dia 26, às 14 horas, acontece o bate-papo DST-AIDS na Escola de Governo do Paço Municipal. A participação é aberta a adolescentes e adultos acima de 15 anos. Também está prevista palestra na ATEAL. No dia 27, há um bata-papo no Clube dos Surdos e ainda há atividades no dia 28 e no dia 29. A iniciativa é da Secretaria da Casa Civil, com apoio da Secretaira de Planejamento e Meio Ambiente, Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Coordenadoria da Mulher, Escola de Governo e Gestão de Jundiaí e Guarda Municipal, em parceria com o Clube dos Surdos e ATEAL (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem).
 
A Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo em 26 de setembro data em que são relembradas as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A data foi instituída pela Lei federal nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.
 
A data é comemorada mundialmente no último dia de setembro. Mas no Brasil a escolha da data escolhida foi 26 de setembro porque neste dia, em 1857, foi inaugurada a primeira escola pra surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.