7/2/2012= - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
“Vista da Rua Bernardino de Campos”, tela de óleo sobre madeira, produzida no final da década de 1940 por Campiglia, é a obra do mês da Pinacoteca, sob curadoria de João Borin.
A obra mostra ao fundo as torres da Catedral de Jundiaí. A Rua Bernardino de Campos no século 19 era uma travessa, mas depois da visita imperial de D. Pedro II, em 1846, ficou conhecida como Travessa Imperial. Ao lado ficava o sobrado onde Antônio de Queirós Teles hospedou os imperadores de sua comitiva.
O Autor
O pintor e professor Guélfo Oscar Oswaldo Campiglia estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios em São Paulo e pintura com o professor Diógenes Campos Ayres e com o artista húngaro Edmundo Rabouck. Ficou conhecido como patrono da Pinacoteca do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.
Foi um dos fundadores da Associação Paulista de Belas Artes e participou de seus 1º, 5º e 6º Salões Livres. Recebeu em 1942 o 2º Prêmio Prefeitura Municipal de São Paulo e, em 1943, Medalha de Bronze (Salão Paulista de Belas Artes). Em 1946 participou da 1º Exposição Circulante organizada pelo Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, em Jundiaí, onde ministrava aulas de pintura, juntamente com Amadeu Accioly.
Serviço
Obra do mês “Vista da Rua Bernardino de Campos”
Autor: Guélfo Oscar Oswaldo Campiglia
Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109
Horários: terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábado das 9 às 13 horas
Entrada: gratuita
Informações: 11 4586-2326
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.