22/5/2014 - Jundiaí - SP
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de Campinas, marcou para esta quinta-feira (22), às 17h30, o julgamento do dissídio e da legalidade da paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus de Jundiaí e região. A decisão foi tomada depois que a Prefeitura de Jundiaí mobilizou diversos setores da sociedade civil para pedir agilidade no processo.
A Prefeitura reuniu na manhã desta quarta-feira (21) representantes de 14 entidades e associações da sociedade civil. Todos assinaram um apelo para que o tribunal julgasse o quanto antes o processo de paralisação, que está afetando milhares de cidadãos.
“Nossa intenção com esse apelo é que essa situação seja resolvida o quanto antes”, disse o chefe do Executivo, lembrando da força que cada instituição tem.
Além disso, também foi levado ao TRT o auto que constata o descumprimento da liminar do Tribunal, que solicitava, no mínimo, 70% da frota trabalhando nos horários de pico e no fim de semana, e 50% no horário normal, por empresa – atualmente, três empresas fazem são responsáveis pelo serviço na cidade.
Durante a reunião, os membros da sociedade civil explicaram que diversos setores têm sido prejudicados com a paralisação. O secretário de Negócios Jurídicos, Edson Aparecido da Rocha, explicou a eles que o município não é parte do processo de negociação do dissídio. Existe o suscitante, que são as empresas, e o suscitado, que é o sindicato dos trabalhadores da categoria. “Mesmo assim, estamos fazendo tudo para resolver a situação”, afirmou.
Participaram da reunião e fazem parte do apelo, além da Prefeitura, representantes da Fatec de Jundiaí, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE), Conselho dos Pastores (Conpas), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Faculdade Pitágoras, Sindicato dos Engenheiros de Jundiaí e Região, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí (Proempi), Millenium Cobranças, ADJ e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Terminais abertos Os sete terminais de ônibus de Jundiaí foram abertos ainda na manhã desta quarta-feira (21) pela Secretaria de Transportes. A medida foi possível porque, às 10h, 132 coletivos estavam circulando na cidade – o que representa 70% da frota efetiva para o horário de entrepico. Com esse número de coletivos em circulação, é possível garantir a integração no sistema de transporte.
Por volta das 18h, o número de ônibus circulando subiu para 140, o que representa 53% da frota do horário de pico.
A Guarda Municipal está garantindo a segurança de passageiros e trabalhadores com equipes nos terminais e também acompanhando os ônibus nas linhas.
Luana Dias Foto: Alessandro Rosman
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.