5/12/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Uma confraternização simbólica dos participantes dos grupos chamados de Bem Estar e Espaço de Convivência marca nesta quinta-feira (5) os bons resultados de projetos terapêuticos na UBS Vila Hortolândia, que encerra o ano como uma das fontes inspiradoras para avanços no setor de saúde mental na Secretaria de Saúde.
“Alguns problemas de saúde são mais psicológicos que orgânicos como, por exemplo, uma pessoa que ficou sozinha depois dos filhos saírem de casa. No Espaço Convivência essa terapia é mais ocupacional com diálogo, bordado, música, dança e outras atividades”, explica a enfermeira Janaína de Carvalho dos Santos Ermane, do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Outro grupo, o Bem Estar, trabalha em uma linha mais psicoterapêutica com os transtornos leves e mais comuns como a ansiedade, o nervosismo e outros. Ambos os grupos evitam que esses pacientes precisem deslocar-se até centros de atendimento especializados em casos mais complexos.
A nova política de saúde mental que está sendo implementada em Jundiaí amplia esse tipo de experiência. O foco está na inclusão de casos nos atendimentos cotidianos das unidades mais próximas aos moradores com as equipes itinerantes NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família).
“Vai ser uma confraternização dos participantes dos grupos, em um formato bem simples”, explica a gerente Viviane Vacchi. Além da enfermeira Janaína, também organizam o evento no Centro Comunitário, das 14h30 às 16h30, a assistente social Simone, a agente comunitária Rita de Cássia, a enfermeira Christiane e a técnica Juliane.
O trabalho em busca do bem estar mental trabalhando na própria comunidade é um princípio preconizado atualmente na política nacional e em andamento no município.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.