5/11/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A prioridade da Prefeitura de Jundiaí para a ampliação de equipes de saúde da família, determinada no Programa de Metas da administração municipal, foi confirmada nesta segunda-feira (4) em reunião promovida pela unidade básica de saúde (UBS) Santa Gertrudes com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. O bairro conta também com a unidade de saúde da família (PSF) Jardim Santa Gertrudes, mas moradores garantiram que a abrangência é limitada.
“Temos essa consciência da importância desse modelo na saúde preventiva. Começamos o governo com cinco equipes de saúde da família e a meta é ampliar esse número para 30 equipes em 4 anos. Mas já deveremos chegar ao fim deste ano com 15 equipes”, afirmou Cláudio Miranda.
A reunião foi realizada no Espaço Futura, onde há 12 anos acontecem atividades voluntárias de cursos profissionalizantes e técnicos. A vocação comunitária do bairro, no extremo sudeste do município, também foi evidenciada pelo anúncio de um evento no próprio espaço, dia 21, às 19h, sobre ações e palestras previstas pelo policiamento comunitário e no salão da Igreja Metodista, no dia 28, às 14h, da rede socioassistencial do bairro que envolve diversas instituições.
“A UBS Santa Gertrudes, assim como escolas e outras instituições, fazem parte desse processo. Estamos aqui pensando tanto nos idosos como nos jovens”, explicou Rosângela Pelais, que como a colega Tânia Biasin é voluntária há mais de 10 anos nas atividades.
A orientação dada pelos agentes comunitários para portadores de males como diabetes e hipertensão foi um dos pontos destacados pelos moradores para a ampliação do programa.
UPAs
O secretário Cláudio Miranda explicou as mudanças previstas para o sistema de saúde com os pronto atendimentos 24 horas (do modelo federal UPA) que estão em andamento para as quatro regiões da cidade. “A UPA Vila Progresso vai ser a unidade de urgências da zona sul, porque está no centro dessa área. Mas vamos descentralizar também o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e isso vai agilizar muito o atendimento”, explicou.
Formada por mulheres, a reunião teve também cobranças sobre algumas especialidades onde ainda restam filas de espera. De acordo com os planos da Secretaria de Saúde, esses casos estão tendo providências como a terceirização temporária de serviços como a ortopedia e a neurologia para evitar problemas maiores enquanto ocorre um estudo de melhorias estruturais.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.