17/7/2017 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com o intuito de ampliar as possibilidades no que se refere às tecnologias de ponta que surgem para garantir a segurança da comunidade, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) esteve, nesta semana, em audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, para conhecer o novo projeto lançado pela Prefeitura de São Paulo.
Definindo e acompanhando as ações de estratégias articuladas e conjuntas entre a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e as demais forças de segurança pública, o gestor conferiu as técnicas que fazem parte do Projeto City Câmeras, lançado em março deste ano numa parceria entre comerciantes, empresas, sociedade civil e Governo do Estado, e que integra o Programa Cidade Segura, em atividade desde o início de 2017.
“Inibir a ação de criminosos, aumentar a segurança e o bem-estar da população jundiaiense representa diariamente o nosso grande desafio. Combater o crime exige uma determinação cada vez mais crescente e efetiva, considerando-se um patrulhamento intensificado, feito de maneira estratégica e planejada. Conhecer novas tecnologias implantadas e já com resultados positivos é muito importante para que possamos aperfeiçoar ainda mais o sistema de monitoramento existente na GMJ desde 2012 e avançar em busca de novas possibilidades.
O prefeito Luiz Fernando Machado mantém o firme compromisso de garantir o bem-estar da população por meio de novas propostas, inclusive com a atualização profissional dos agentes de segurança pública. Criar dificuldades para a prática do crime é fundamental, e a tecnologia representa um grande auxílio para garantir mais agilidade nas ações de prevenção e combate ao crime, integradas a outros projetos, contribuindo dessa forma com as investigações.
Há cinco anos a Guarda Municipal de Jundiaí conta com um trabalho especializado e realizado pelos profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – também conhecida como Olho Vivo. Um setor que recebe semanalmente a visita de prefeitos, secretários e empresários de outras cidades e Estados, interessados em conhecer a funcionalidade e os resultados obtidos pelo trabalho que é considerado referência pela seriedade, segurança e exatidão, graças à alta definição de suas imagens e operacionalidade.
Também o sistema OCR – reconhecimento ótico de caracteres das placas dos veículos que adentram o município pelos principais acessos, e que possam acusar irregularidades, atitudes suspeitas, serem roubados ou mesmo clonados (os dublês). São 17 municípios conveniados e integrados ao sistema: Jundiaí, Louveira, Itupeva, Artur Nogueira, Campinas, Cordeirópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Limeira, Nova Odessa, Santa Bárbara D ´Oeste, Vinhedo, Jaguariúna, Monte Mor, Tatuí”, frisou o gestor de Segurança.
Também estiveram presentes à audiência na Secretaria de Estado da Segurança Pública o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Luís Eduardo Bailoni Muños; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Japi Jundiaí, também presidente interino da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE), Dirceu Cardoso.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.