Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/7/2019 - Jundiaí - SP

Vila Marlene conhece projeto da futura Clínica da Família




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, se reuniu com a comunidade da Vila Marlene na tarde de sexta (26) para apresentar o projeto do novo equipamento de saúde da região, que irá unir, em um só lugar, um Pronto Atendimento e a Clínica da Família. Trata-se da nova Unidade de Atenção Pré-Hospitalar e da Clínica da Família da Vila Hortolândia, que deve ser entregue no segundo semestre do próximo ano.

O encontro, realizado no CECCO da Vila Marlene – Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda – reuniu cerca de cem moradores, que puderam saber mais sobre o projeto e fazer perguntas ao gestor. “Esse é um projeto de expansão das unidades básicas de saúde de Jundiaí, visando maior resolutividade e melhoria do atendimento”, afirmou Texera. “Nosso objetivo aqui hoje é ouvir a comunidade, porque ela é que dirá o melhor rumo a ser tomado”. A intenção é de que o novo equipamento possa ser referência também para a Vila Marlene, mas quem irá decidir isso será a própria comunidade.

O novo equipamento, que fica próximo à região da Vila Marlene, irá oferecer atendimento de atenção pré-hospitalar e a Clínica da Família, que terá seis equipes completas de estratégia de saúde da família – que incluem médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A estrutura dessa Clínica da Família – que também conta com exames diagnósticos, como raio x, ultrassom, eletrocardiograma e exames de análises clínicas – é a mesma que já existe no Jardim Novo Horizonte, e que recebeu o Prêmio Inovacidade no SmartCity Business Brazil Congress & Expo; esse projeto, inclusive, foi o único direcionado para a saúde pública em Atenção Básica que recebeu o reconhecimento nacional como inovador.

A atual UBS da Vila Hortolândia conta com 35 profissionais e uma sala de odontologia; em comparação, as novas instalações contarão com quase cem profissionais de saúde e três salas de odontologia.

“A grande vantagem dessa estrutura é a rapidez no diagnóstico e tratamento; se o médico solicitar um exame, ele poderá ser feito no mesmo local, e encaminhado ao médico a seguir, tornando o atendimento muito mais eficaz”, explicou Texera, que também acrescentou que a UBS atual da Vila Hortolândia será transformada em uma casa de apoio, inclusive com a distribuição de medicamentos.

Presente ao encontro, José Jesus Sete afirmou que inicialmente era contra o projeto, mas, ao buscar informações, mudou de ideia. Morador da Vila Marlene, ele tem uma confeitaria e faz entregas no Novo Horizonte. “Conversei com umas dez pessoas no bairro, que falaram sobre o funcionamento da Clínica da Família e elogiaram o trabalho realizado. A gente tem que apoiar”, diz.

Dinorá Cristina de Souza Furlan também aprovou a ideia. Moradora da Vila Marlene há 26 anos, ela acompanhou as explicações do gestor. “Achei o projeto muito interessante, porque vai resolver os casos mais rápido, tendo tudo em um só lugar”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.