Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

7/3/2012= - Jundiaí - SP

Zoonoses avalia densidade de larvas da dengue




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) concluiu mais uma avaliação do Índice de Breteau (IB). A ação, desenvolvida duas vezes ao ano, mede a densidade de larvas na cidade. Com os resultados, norteia os trabalhos de prevenção desenvolvidos pelo setor.

Embora o índice tenha ficado abaixo do registrado no mesmo período de 2011, a quantidade de larvas encontradas nos imóveis mostra que a cidade ainda registra grande número de criadouros.

O IB, medido em fevereiro, ficou em 1,1, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, um apresentou larvas do mosquito. Em fevereiro de 2011, o índice foi de 2,1. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de até 1%.

De acordo com a biomédica do CCZ e coordenadora do Programa Municipal para o Controle do Vetor Transmissor da Dengue, Ana Lúcia de Castro Silva, é importante a população se manter atenta e evitar os criadouros. “Temos algumas regiões preocupantes e o período de chuvas e calor são propícios para o mosquito se reproduzir”, disse Ana Lúcia, lembrando que Vila Arens, Ponte São João e Parque Centenário foram os locais com maior quantidade de larvas encontradas dentro das reisdências.

As equipes do CCZ visitaram 8,4 mil imóveis durante oito dias de trabalho. Foram encontradas 109 larvas no total, sendo 91 delas positivas para o Aedes aegypti. “Jundiaí tem uma situação satisfatória apresentando um IB de 1,1. Porém há áreas com maior infestação, necessitando de maior mobilização e vigilância dos sintomáticos”, enfatizou a biomédica.

Os principais criadouros com larvas foram os pratos de vasos de plantas e os próprios vasos com água e as pingadeiras. Porém, outros recipientes também apresentaram problemas, como latas, frascos diversos, baldes e vasilhas com água para consumo animal. “É preciso ficar atento pois qualquer recipiente com água pode se transformar em um criadouro do mosquito da dengue”, disse. A orientação do CCZ é para que a população combata os criadouros, a fim de evitar que um problema nacional atinja grandes proporções em Jundiaí.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.