7/4/2015 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O programa “Prefeitura em Ação Contra a Dengue”, nesta quarta-feira (8), sairá do Paço Municipal, a partir das 8h, com a mobilização de todas as secretarias em uma grande ação efetiva e coordenada em toda a cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. São mais de 200 pessoas envolvidas na iniciativa.
“É uma iniciativa para envolver toda a cidade, porque a prevenção contra a dengue é um dever de todos. Vale destacar a importância de cada morador olhar o quintal e eliminar recipientes com água parada”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.
A Secretaria de Saúde contará com 19 equipes que farão o trabalho de visitas casa a casa, com foco nos bairros onde há maior incidência de casos e notificações de moradores com sintomas da doença. Já a Secretaria de Serviços Públicos fará vistorias em praças e espaços públicos, além de uma equipe focada nalimpeza de terrenos particulares que estão abandonados.
Os 20 centros esportivos de Jundiaí também contarão com limpezas feitas pelos administradores e a Secretaria de Transportes fará mutirões no Complexo Fepasa e nos terminais de ônibus.
As 51 escolas municipais de ensino fundamental que envolvem mais de 20 mil alunos também participarão desse grande mutirão, vistoriando as dependências das instituições.
A população também pode participar dessa iniciativa e enviar fotos por meio de mensagem privada (inbox) na página do Facebook da Prefeitura de Jundiaí.
Apesar de o número de casos em Jundiaí ser considerado baixo em relação a outros municípios vizinhos, é importante não descuidar.
Treinamento
O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses realizará, nesta terça-feira (7),capacitação para três grupos de funcionários da Prefeitura de Jundiaí.
O primeiro treinamento será destinado para os chamados multiplicadores e atingirá funcionários das secretarias de Serviços Públicos e Esporte e Lazer. “Eles conhecerão a doença e quais são as formas de prevenção no local de trabalho, assim como a identificação de possíveis criadouros”, explica o gerente da Zoonoses, Carlos Ozahata.
O segundo grupo capacitado será deagentes comunitários que vão atuar, durante a ação, em locais que não são os territórios de trabalho, e por fim, osenfermeiros das unidades básicas de saúde receberão treinamentos de protocolo e atendimento de pessoas com sintoma da doença que chegam nas UBSs.
Perfil
Este ano, o perfil epidemiológico da dengue mudou. Vários municípios do País, principalmente no Estado de São Paulo, estão com transmissão desde o início de 2015, diferentemente de outros anos – quando os casos começavam a aparecer em março e abril.
Em consequência disso, a Prefeitura de Jundiaí antecipou para fevereiro o evento “Dengue, aqui não!”, organizado em parceria com o 12º GAC para o combate da doença, tradicionalmente realizado em abril. Na ocasião, foram visitados cerca de 10 mil domicílios.
Confira as fotos da ação Dengue, aqui não!
As equipes orientaram a população a identificar e eliminar criadouros e focos do mosquito. Agora, para reforçar o combate à dengue, a Prefeitura realiza mais essa ação de mobilização.
Vale destacar que as pessoas com sintomas da dengue (principalmente febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde.
Algumas dicas para eliminar criadouros:
Principais sintomas da dengue:
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.